Conta de água vai subir: Reforma Tributária dobra tributação do saneamento

Conta de água vai subir: Reforma Tributária dobra tributação do saneamento
Imagem: Divulgação

Os brasileiros devem se preparar, porque a expectativa é de AUMENTO significativo na conta de água nos próximos anos. O setor de Saneamento Básico será bastante afetado. O motivo? A REFORMA TRIBUTÁRIA!

Aprovada pelo Congresso Nacional, a Reforma fará com que a Alíquota, que atualmente é de 9,25%, possa chegar a 27%, impactando diretamente nas contas de água e esgoto.

Atualmente, os impostos pagos no setor são apenas tributos federais. Entre eles estão o PIS e Cofins, sendo isento o ICMS (estadual) e o ISS (municipal). Com o texto aprovado pela Reforma Tributária, será implementado o IVA (Imposto sobre o Valor Agregado), fazendo com que seja pago o IBS (estados e municípios) e o CBS (federal).

Um estudo da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon Sindcon) e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), projeta um AUMENTO médio final de 20% na tarifa.

Isso significa que um apartamento com duas pessoas, que paga em média, hoje, R$120,00, passará a pagar R$145,00. Em comparação, o reajuste dado pelo Governo Federal no salário mínimo em 2024, foi de APENAS 6,97%.  

Notícias Relacionadas