Índice de Confiança de Serviços sobe pelo terceiro mês seguido

Beneficiário de Programas Sociais no DF Recebe Kits composto por antena e continuem assistindo TV em seus aparelhos Antigos apos deligamento em 26 de Outubro,a Manicuri Maria Divina Dias Martins Recebe o Kits de TV Digital.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Índice de Confiança de Serviços (ICS) sobe pelo terceiro mês seguido, mas em menor magnitude do que nos meses anteriores. Em médias móveis trimestrais, o Índice também sobe.

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) do FGV IBRE subiu pelo terceiro mês seguido, mas em menor magnitude do que nos meses anteriores: 0,5 ponto em maio, para 92,9 pontos, maior nível desde novembro do ano passado (93,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 1,3 pontos.

Segundo especialistas, ainda que o índice tenha aumentado em maio, a tendência do índice tem sido de desaceleração nos últimos dois meses. O resultado de maio foi influenciado pela melhora das expectativas. Porém, houve piora da percepção sobre a situação atual e pequena oscilação na demanda. Há resiliência do segmento de serviços prestados às famílias. Para os próximos meses, há redução do pessimismo, relacionado a uma perspectiva de melhora do cenário econômico. 

A melhora de expectativas se reflete no Índice de Expectativas (IS), que subiu 2,5 pontos e atingiu maior patamar desde outubro de 2022, com 98,2 pontos. Também, contribui para este resultado o crescimento de 3,3 pontos do indicador de demanda e alta da tendência de negócios.  

Já Índice de SItuação Atual (ISA), que também compõe o ICS e avalia a situação presente da economia, em vez da futura, recuou 1,4 pontos. No presente, os agentes econômicos tem piora da avaliação sobre a situação de negócios, em contraposição à expectativa, que permanece positiva. 

Vale ressaltar que os últimos resultados positivos da confiança de serviços fazem com que o índice, em médias móveis trimestrais, registrasse recuperação. Essa melhora é percebida em quase todas as principais atividades do setor, com exceção dos segmentos de informação e comunicação. O segmento que mais se destacou foi o de serviços profissionais, que avançou tanto no presente, quanto no futuro próximo. 

Fonte: Brasil 61

Notícias Relacionadas