Piracanjuba assume liderança de captação de leite no Brasil

Associada ADIAL BRASIL desbancou a Nestlé que ocupou o topo por 23 anos

A Laticínios Bela Vista, dona da marca Piracanjuba, associada da ADIAL BRASIL, assumiu a liderança do ranking de captação de leite no País, de acordo com o 24ª edição do levantamento anual elaborado pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite – Abraleite.

A empresa assumiu a ponta do ranking brasileiro, após incorporar, em janeiro de 2020, três unidades que pertenciam à suíça Nestlé que, até então, ocupava o topo em todas as 23 edições anteriores da pesquisa.

A empresa saltou da segunda posição em 2019 para a liderança no ano passado, com o aumento de captação de 23%, para 1,8 bilhão de litros em 2020. Além de assumir unidades da multinacional suíça em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, a Bela Vista ampliou capacidades nesses locais para fabricar leite condensado, creme de leite e achocolatado, diz Luiz Cláudio Lorenzo, diretor comercial da companhia. O Grupo tem outras quatro unidades em Goiás, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.

O faturamento bruto da Bela Vista aumentou 54% em 2020, e pulou para R$ 6,5 bilhões. Para este ano, a expectativa é de crescimento de 10%.

Embora seja termômetro sobre captação de leite no País, o ranking não incluiu empresas de peso como a multinacional francesa Lactalis (dona da Itambé e da Cativa), Italac (GoiasMinas) e Tirol. Neste ano, também a Aurora ficou de fora, segundo a Abraleite, por não informarem os dados. A Aurora, que constava em 2019, teria mantido o quinto lugar com a captação de 550 milhões de litros.

Sede Administrativa da Piracanjuba, em Goiânia-GO. Um dos dez prédios sustentáveis melhor avaliados em todo o mundo, com o Leadership in Energy and Environmental Design – Certificação LEED -, na categoria Platinum.

Somados, os volumes captados pelas 16 maiores empresas, entre as participantes e as ausentes, o total chega a 12,5 bilhões de litros, volume que representa 50% dos 25 bilhões de litros cuja produção passa por algum tipo de inspeção no Brasil.

A lista das 12 participantes, que responderam por 7,5 bilhões de litros captados no ano passado, aponta concentração setorial, um movimento que vem se notando ano a ano, afirma Roberto Jank Jr., vice-presidente da Abraleite.

Enquanto as indústrias captaram 4,2% mais do que em 2019, o número de fornecedores cresceu 1,3%, para 29 mil. Cada produtor entregou, em média, 480 litros, um aumento de 2,8%. Melhoria em tecnificação, genética do rebanho e gestão já se notam na pecuária leiteira à parte do tamanho do produtor, completa Geraldo Borges, presidente da Abraleite.

Notícias Relacionadas