Confiança empresarial subiu em agosto

A confiança empresarial reverteu o resultado negativo do mês anterior
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 0,8 ponto em agosto , para 94,8 pontos, e recuperou a baixa observada no mês anterior. Porém, o índice segue distante de um nível considerado otimista para a confiança empresarial. 

O Índice é composto por duas dimensões: de situação presente da economia e de situação futura. 

A avaliação sobre a situação presente da economia subiu ligeiramente no mês, em 0,6 ponto, influenciada principalmente pelas expectativas para a demanda no horizonte de 3 meses. 

Já a expectativa sobre o futuro da economia teve resultados negativos. O indicador que mede a tendência de contratações nos três meses seguintes recuou, assim como a tendência de negócios nos seis meses à frente. 

O Índice de Confiança Empresarial cobre quatro grandes setores da economia: indústria, serviços, comércio e construção. 

O setor de serviços deu seu primeiro sinal de perda após cinco altas consecutivas. A confiança da indústria também recuou, enquanto a construção cresceu pelo segundo mês consecutivo. No comércio, a confiança voltou a subir, após forte queda no mês anterior. 

A confiança empresarial é composta por 49 segmentos integrantes e 51% deles tiveram alta em agosto de 2023, acima dos 41% observado no mês anterior. 

O Índice é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia, FGV IBRE.
 

Fonte: Brasil 61

Notícias Relacionadas